agosto 28, 2008

Cool Hunter

"Um cool hunter é um profissional que se dedica a identificar possíveis padrões futuros de comportamentos e atitudes, particularmente no que se refere a produtos de consumo. Não se trata de um exercício de futurologia.
O conceito de “cool hunting” é a identificação, no presente, das sementes de movimentos que estão ganhando corpo e tomarão forma no futuro. O caçador de tendências é um profissional capaz de identificar qual das alternativas possíveis terá maior probabilidade de acontecer, permitindo que as partes interessadas atuem de forma antecipada, seja preparando-se para aproveitar uma oportunidade ou reduzir um risco, seja interferindo para alterar o cenário.
Como o futuro está sendo construído no presente, o simples fato de fazer previsões e atuar a partir delas pode interferir no resultado. Identificar tendências é uma tarefa da área de marketing das empresas, que tradicionalmente vem sendo executada com o auxílio de institutos de pesquisa e agências de publicidade. Contar com o apoio de profissionais “intuitivos” e confiar em processos mais subjetivos de avaliação é a novidade.
O cool hunter é, acima de tudo, uma pessoa bem informada, atenta, curiosa e sensível, capaz de raciocinar de forma não linear e com base em informações desestruturadas. "
Artigo escrito por Flávio Ferrari, diretor executivo do IBOPE Media, para a Revista Marketing.
Mais definições para breve, entretanto, liberta o Cool Hunter que há em ti.

Sem comentários: