Nite Jewel


Nite Jewel, moniker de Ramona Gonzalez, apresenta-se em estreia absoluta em Portugal. Natural da Costa Oeste norte-americana, residente em L.A. (centro criativo para uma data de músicos incríveis, amigos e colaboradores de Gonzalez - Ariel Pink e a sua Haunted Graffiti, Geneva Jacuzzi, Julia Holter, entre outros), a música de Nite Jewel vive de teclados e sintetizadores analógicos, caixas de ritmos vintage, vozes femininas sumidas, enevoadas por reverb e uma produção orgulhosamente lo-fi por contingência.

A edição de 'Good Evening' via Human Ear Music e do 12” 'What Did He Say' através da Italians Do It Better faz com que a sua música seja recorrentemente associada a nomes como Glass Candy e Chromatics. No entanto, para além de algumas semelhanças, sobretudo em faixas mais minimais, as composições de Ramona Gonzalez estão mais próximas do surrealismo de Ariel Pink ou John Maus.

Pop aventureira, única e original, evocativa de uma L.A. sombria, tensa e nocturna. Na sua genealogia, está inscrita a idade do ouro do disco, hit-singles perdidos de há duas décadas (Lisa Lisa & Cult Jam e Debbie Deb são referências assumidas), R&B dos 90, Roxy Music, Arthur Russel et al.
Via Club (Coimbra) - Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 às 23:00

Comentários