março 29, 2012

GRUFF RHYS (UK)

GRUFF RHYS (UK)


quinta, 29 . Março . 2012 . 22h00m
CAV – Centro de Artes Visuais


"Foi Jarvis Cocker (Pulp) que alertou a imprensa britânica para Hometown Unicorn, o primeiro single de uma banda proveniente de Cardiff, de seu nome Super Furry Animals. Corria o ano de 1996, e as primeiras composições assinadas pelo seu líder, Gruff Rhys, denunciavam já uma esperança de vida superior à da intitulada britpop. À multitude de referências e voracidade experimental de álbuns como Guerrilla ouMwng seguiu-se o reconhecimento público, ao longo da última década, com Rings Around The WorldPhantom Power ou Love Kraft, os quais consagraram os SFA como headliners em Glastonbury.

Em 2005, Gruff Rhys editou em nome próprio Yr Atal Genhedlaeth, um conjunto de composições interpretadas em galês, que reafirmavam a sua identificação com o legado cultural da região onde cresceu. Porém, o que não passava de uma primeira aventura a solo, tornou-se rapidamente num objecto de culto, tendo a imprensa aclamado a sua esquizofrenia pop, pontuada de elementos electrónicos. Seguiu-se o convite da editora Rough Trade para gravar um segundo trabalho, intitulado Candylion, o qual veio a sedimentar de forma decisiva o percurso autónomo de Gruff Rhys.

Ao longo dos últimos anos, o autor galês envolveu-se ainda num assinalável número de colaborações, das quais se destacam o projecto Neon Neon (na companhia de Boom Bip), o seu trabalho com Danger Mouse e Sparklehorse (Dark Night of the Soul), a edição de um álbum com o músico brasileiro Tony da Gatorra e, finalmente, a participação no colectivo Gorillaz, de Damon Albarn.

Tendo editado, em 2011, Hotel Shampoo, o terceiro capítulo do seu percurso e vencedor do Welsh Music Prize em 2011, Gruff Rhys assinará no próxima dia 29 de Março uma primeira e exclusiva actuação no nosso país, concerto que possibilitará o encontro com um dos mais relevantes nomes da música britânica ao longo das duas últimas décadas."


"(...) whimsically rewarding, mildly schizophrenic psych-pop." - Spin

" If Gruff Rhys wasn't the leader of Britain's premier freak-out pop collective, Super Furry Animals, or if he was an occasional exotic US visitor, his solo sounds would inspire cult reverence." – The Independent

"Melancholic pop at its finest." – Drowned In Sound

" The biggest array of talent since Woodstock, but in one person" – The Guardian

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entradas

Entrada geral  :: € 9,00
Associados Lugar Comum / Amigos do CAV :: € 7,00


Sem comentários: